terça-feira, 20 de maio de 2008

FICHAMENTO

Doenças cardíacas
O coração é um músculo que bombeia o sangue por meio de movimentos ritmados e o faz circular por todo ao corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os tecidos do organismo.
Seu funcionamento pode ser prejudicado por problemas no sistema vascular, complicações que podem atingir diferentes áreas, provocando doenças, muitas vezes, fatais.
Infarto
O entupimento de uma artéria, com interrupção do fluxo sangüíneo, pode ocasionar falta de irrigação miocárdica localizada, seguida de graves alterações, que levam à necrose das fibras cardíacas.O paciente deve procurar socorro médico aos primeiros sintomas:
Dor violenta e persistente no peito que pode se irradiar para os braços.
Sensação de morte iminente.
Suores e palidez.
Sensação de aperto no tórax.
Tosse, estertores, sibilos.
Náusea e vômitos (que podem trazer confusão diagnóstica).
Insuficiência cardíaca
Quando a carga imposta ao coração é maior do que sua capacidade de trabalho, ele aumenta de tamanho e passa a funcionar precariamente, porque o miocárdio não consegue bombear o sangue com eficiência. Os sintomas iniciais são:
Dispnéia (dificuldade para respirar).
Quadro asmático e cansaço.
Tosse seca em posição deitada.
Inchaço dos membros inferiores.
Falta de apetite.
Taquicardia em repouso.
Alguns pacientes não apresentam sintomas, para outros a evolução é rápida e abrupta.
Fatores de risco para doenças cardiovasculares
Como grande parte da população, principalmente nas grandes cidades, enfrenta uma rotina estressante e hábitos de vida que podem afetar a saúde do coração, é necessário que se mantenha atenta aos principais fatores de risco:
Colesterol alto (aumento das LDL e diminuição das HDL) = taxa elevada de gordura no sangue. A maioria dos alimentos de origem animal contém colesterol e gordura saturada.Deve-se preferir carne branca e magra, substituir alimentos fritos por assados, cozidos ou grelhados, trocar a manteiga por margarina vegetal. · Triglicérides alto = gordura no sangue. O controle de peso deve ser uma atitude diária, com ausência de consumo de massas, doces e bebidas alcoólicas.
Diabetes = excesso de açúcar no sangue Deve ser prevenida com bons hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e ausência de fumo.
Hipertensão arterial = pressão alta (acima de 14x9). Pessoas com pressão alta têm seis vezes mais chance de sofrer um infarto e sete vezes mais, um derrame. Devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas e diminuir o sal na comida.
Estresse = tensão emocional por um período prolongado. Irritabilidade, alterações do sono, queda de rendimento são sinais de estresse, que podem levar a doenças cardíacas. Aprender a planejar suas atividades diárias, delegar tarefas, controlar emoções, reservar momentos de lazer para relaxar as tensões podem ser atitudes de prevenção para manter um coração saudável.
Obesidade = peso acima do normal. Uma dieta equilibrada, com preferência por carnes magras, peixes e aves; largo consumo de legumes, frutas e verduras, podem evitar problemas do coração. Exercícios físicos são imprescindíveis para quem pretende perder peso.
Sedentarismo = falta de atividade física regular. Exercícios físicos praticados com regularidade melhoram a freqüência cardíaca, aumentam a distribuição do oxigênio no corpo, contribuem para o controle do colesterol e da hipertensão.
Tabagismo = hábito de fumar. Está provado que o vício do fumo tem provocado doenças pulmonares e cardíacas em milhares de pacientes. Modernamente existem orientações médicas para se livrar da dependência do cigarrro.
A prevenção de doenças cardíacas começa durante a gestação, quando a mãe procura levar uma vida saudável e ter um acompanhamento médico pré-natal. Na infância, as crianças devem tomar vacinas, para prevenir doenças que, aparentemente comuns, podem provocar inflamações do músculo cardíaco (caxumba, sarampo, rubéola). Na juventude, é importante a conscientização sobre o perigo do fumo, do álcool e das drogas, Na maturidade, são fundamentais medidas preventivas e exames médicos anuais para controle da saúde.

Nenhum comentário: